terça-feira, 10 de março de 2015

TERRORISMO VISUAL OU PROSTITUIÇÃO NUTRICIONAL?



De há uns anos para cá com o surgimento dos ginásios, tem se assistido a uma verdadeira romaria á manutenção do corpo. Palavra passa palavra  é ver uma quantidade acima da média de pessoas, crianças, novos, idosos, uns até de cadeira de rodas e muletas, adolescentes,  na prática da manutenção desta fantástica máquina que possuímos. É a publicidade, é a onda de histeria na comunicação: "Emagreça ou morra gorda". São as revistas de homens, mulheres cheias de conselhos de como manter um corpo saudável , são os cupões e promoções dos ginásios, sãs as nutricionistas, as exibicionistas, os corpos dos "Deuses Gregos", o culturismo que eleva uma grande maioria a uma estupidez catatônica de que músculos substituem o cérebro ( But it s for the Health!) São as imagens lançadas vezes sem conta pelos mídia, como um massacre visual na tentativa de levar a um consumo desenfreado de beleza e estética corporal.

-Aiii amiga!!! Tu não sabes!! Mas tem um verdadeiro Deus Grego lá no ginásio!!!
-Sério?? Tu já deste pra ele!?!?
-Dei amiga! Mas dei por educação! Ele foi tão simpático!!
-E aí?
-Ahhhh....corpinho bonito...pinto pequeno!
-Será que ele tomava bífidos ativo??
-Não sei....que nojo...não é amiga!!
-Provavelmente não era um produto dos mídia...

Hoje não se come cenouras da aldeia, couve lombarda, batatas, retiradas da terra e indo diretamente para a panela. Hoje existe um pânico subjacente ao consumo de tudo e mais alguma coisa! Ora se faz bem por um lado, por outro...ops...provoca cancro,leucemias, parkinson, etc. What a fuck i can eat!?!??

A moda hoje são os bífidos ativos- São os suplementos alimentares ( mas é tudo pela saúde!), as dietas loucas e insanas que tantas e tantos se propõe  a fazer ( Tudo pela saúde!). As lipoaspirações ( Pela saúde!), os silicones (Pela saúde!), porque ter coisas naturais já não fica bem, então é preciso colocar dois sacos de plástico a substituir o que a mãe natureza deu de bom grado. Mas não! É tudo pela saúde! São as injeções para diminuir a gordura localizada, são as dietas absurdas que as mulheres maioritariamente fazem (metade de um caroço de maça, 2 milímetros de miolo de pão e uma gota de batido de cola cau...tudo pela saúde!) andam mais magras que um pedaço de lápis, que se der uma tapa na bunda, tenho medo de deslocar a bacia. São as unhas de gel, são as madeixas, são depilações, é o Botox, são as cirurgias estéticas para corrigir, nariz, seios, bunda, barriga, orelhas, coxas...tudo pela saúde! Oremos irmãos e deitemos as mãos ao alto, pois é tudo pela permanência da saúde!

-Sabes, se fizermos sexo, perdes 250 calorias em 30 minutos!
-E tem bífidos ativos?
-Hã?Acho que não....
-Ahhh....então não quero!

O ser humano não é mais hoje apresentado como um produto da vida, como uma obra de Deus, uma obra dos antepassados, da teoria do evolucionismo, do Big Bang,  não é mais um Neandertal. O ser humano hoje é pertença de uma rede, subjugado, comprado e vendido a todo o tipo de mercadores. O nome é uma marca, o produto não é o sentimento, a forma essa...é a mais leve idealização capitalista de como "prostituir" a mente humana sem ser considerado culpado, ou corrupto do trafego ou terrorismo imediatista. A lei do imediato, a lei do agora ou nunca. " Sirva-se de nós, que nós nos serviremos de si!" Pela sua saúde....

Eu faço te uma lavagem, apresento-te todos os sonhos possíveis e impossíveis de como ficares como a Claudia Shifer, Gisele Bunchen,  tu dás-me dinheiro a ganhar...e depois de pronta continuarás a ser vendida. Mas sempre pela tua saúde...No bar em que não entravas porque estavas gorda e não consumias e ninguém te pagava uma bebida, entrarás e irás consumir em grande e aí ganharei novamente contigo. Quero que vendas a tua imagem, quero que subtilmente eu  seja o teu gigolô comercial! Passa a palavra ás amigas e diz-lhes os enormes benefícios e as curas milagrosas que somos capazes. A morte...essa não temas, porque eu cheguei!

Na loja de roupa onde nada te servia, passarás novamente ao leque de pessoas que me farão ganhar dinheiro. Quanto mais "magras e gostosas" a loja tiver mais o produto interno bruto cresce! A saia que não servia, passará a servir. As calças que não cabiam passarão a caber. E pode até ser que de tão bonita e gostosa que estás,  mais amigos irás arrumar! Não é fantástico?! Tens 100 amigos? Tens de arrebatar os homens de uma forma que consigas obter 500 likes no Facebook...obviamente pela inteligência que tens e nunca pelo corpo que possuis! Não quero que te mostres no ginásio como uma prostituta de rua de legins coladas á bunda! Não é essa a intenção! Mas dá a entender subtilmente como está a ser o teu processo. Sem te prostituires muito...dá só uma chamadinha de atenção...coisa pouca...

 Vais conseguir ir a entrevistas porque vais destronar facilmente a desgraçada da gordinha inteligente e cheia de qualificações em em favorecimento dos teus seios siliconianos, cara bonita e corpinho delineado! Não é fantástico?

A desgraçada irá para casa e dirá ao marido: " Não tenho mais forma de provir alimento para a casa, não fui novamente escolhida!". A gordinha que já está em processo de depressão efetiva, cada vez...vai comendo mais. Vais comendo mais frustrações, depressões, tristezas agonizantes e questiona-se tantas vezes do porquê de não ser escolhida. "Que mal fiz eu que apenas quero trabalhar? Os anos passam , a terrível vida, o bulyngs, os gozos, o sofrimento, as humilhações levam-na á miserável condição de ser apenas quem é e como é. Sim, o marido...esse corno infame que não tem outro nome, trocou-a pela gostosa da academia.

Anda feliz a pavonear-se pela rua como se estivesse a apresentar um troféu. Mas o desgraçado, também tinha uma péssima profissão e foi trocado pelo assessor de secretário geral do governo. Mas nunca esteve em causa o terrorismo visual, o impacto dos mídia, ou da selvajaria neste mundo cão de interesses e dividendos. Quanto menos comeres, mais vives! E quanto mais vives e mais gostosa ficas, mais comercializo! 

Por fim a desgraçada da gordinha com os seios caídos, a bunda gelatinosa onde nenhuma calça lhe cabe, são sem dúvida preceitos que eu mídia não tolero e não comercializo. Não me dá dinheiro a ganhar! Salvo raras excepções onde a valorização humana concerne em si a igualdade de um para todos e de todos para um....eu continuo a mandar e a desmandar. Controlo as mentes, divulgo de uma forma abismal e nesta destruição, destuição de valores eu governo.

Mas tu...ahhh....tu maldita boneca enfeitada, desta teia de compra e venda de sonhos fáceis, estás cheia de sorte! Quem sabe não poderás também,  fazer sexo oral ao patrão nas horas vagas e tempos mortos e até com isso,  subirás no caminho da tua profissão. Porque tu és uma tentação! Mas não fui eu que te transformei nisso! Vais encher restaurantes, com cantares  vivas á tua pessoa mas no fundo a tristeza franciscana está nas frases de casa de banho que entre os novos e velhos amigos se vai sussurrando: " Quando é que a como? O quê?? Já a comeste tu?".

Sim, tu aí.... terás uma vida em grande, ginásios, festas, saídas e espero que no fim os mesmos amigos que te viram na mudança, na alterações do corpo, dos silicones, das saias curtas, das pernas bonitas, da bunda gostosa, das horas perdidas no ginásio, dos botoxes, das dietas desenfreadas em busca do corpo perfeito, das cirurgias estéticas, ...estejam todos á tua volta numa verdadeira despedida de que realmente valias pela mulher que eras e nunca pela máquina robotizada que te tornas-te. E ainda assim...no final posso perder dinheiro contigo!

Sem hipocrisias, gostamos todos de mulheres e homens bonitos. Gostamos todos de ver, perceber, entender, resumir, delinear, estruturar, reformular. Gostamos todos da beleza que nós humanos encerramos em nós. Sejas tu gordinha, magra, inteligente, forte, fraca, sensível, insensível, temos a beleza natural própria da insustentável leveza de ser que carregamos em  nós. 

Não sou contra a saúde....mas o que é a saúde? Não sou contra corpos bonitos? Mas o que é um corpo bonito? Não sou contra dietas? Mas o que encerra em si uma dieta? É uma maça por dia que define quem somos? É 4 horas num ginásio que prolonga a admiração por nós? É uma pele leve e macia que determina\mostra o quão tantas vezes ignóbeis e horríveis somos por dentro? Não sou contra o comércio, os produtos, a necessidade. Não sou contra o dinheiro, os bons carros, as belas casas, as boas companhias, as miudas giras e engraçadas, Não sou contra as gordinhas, os pretos, ciganos, amarelos ou azuis. Não sou contra a dança, as caminhadas, o sentir o sol na cara, o chorar sozinho ou abraçado. Não sou contra a força, a fraqueza, a mediocridade, a tolerância e intolerância....eis o que parafraseando Fernando Pessoa...torna tudo tão absolutamente complexo:

"Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos se a tivéssemos. O perfeito é o desumano porque o humano é imperfeito."



Nota: Este post foi feito a pedido de Claudia C.Silva.





4 comentários:

Claudia Dias disse...

Essa Claudia C Silva dá-te boas ideias! mas gostei do texto ;)

Diogo Sequeira disse...

Nunca li tanta merda junta, sou sincero

Bruno Fernandes disse...

É uma opinião e é bem vinda!

Bruno Fernandes disse...

Dá-me boas ideias sim senhora!